sábado, 7 de julho de 2012

Divirta-se gastando pouco


Com um pouco de organização e muita imaginação, consegue se divertir com a sua família e gastar pouco ou quase nada. Para isso, o primeiro passo é estar informado sobre as atividades e eventos gratuitos na sua cidade/ freguesias - feiras, festivais e festas em datas comemorativas.
Se gosta de lazer cultural, uma boa sugestão são os museus, a maioria reserva um dia da semana (domingo) com entradas grátis, ou com descontos para crianças e idosos. Se aprecia cinema, prefira assistir as sessões onde oferecem descontos. 
Organize-se para criar outras formas de entretenimento para a família, saia da rotina e veja algumas dicas e sugestões para tornar o dia mais divertido sem gastar muito dinheiro.










Seja turista na sua própria cidade - Passar as férias e feriados em casa é mais simples, económico e também pode ser muito tranquilizante. Crie um programa de turista na sua cidade: visite museus, monumentos e atrações turísticas. Experimente lugares que ainda não conhece, restaurantes que ainda não foi, caminhe pelo seu bairro/cidade e observe a arquitetura das casas. Não atenda o telemóvel, não ligue o computador ou a televisão: faça como faria se estivesse a viajar. Deixe tudo para resolver para quando "voltar".
  
         

Visite cidades vizinhas - Seja turista de uma cidade vizinha à sua. Normalmente decidimos viajar para conhecer cidades distantes, dessa vez, organize um fim-de-semana na cidade vizinha. Visite pontos turísticos e atrações locais e informe-se das atividades de lazer gratuitas. Não se esqueça de levar a máquina fotográfica e de tirar muitas fotografias.

Planeie um piquenique - Escolha as comidas e bebidas que os seus filhos e a sua família gostam, e procure um parque ou um lugar calmo e com sombra para aproveitar o dia. Não se esqueça de levar bola, cartas para jogarem e mantas e cadeiras para descansarem.


Visite uma biblioteca - Algumas bibliotecas promovem atividades para todas as idades, como narração de histórias, oficinas de leitura e literatura. Informe-se sobre as atividades que a biblioteca da sua cidade oferece e participe com a sua família. Além de divertido é um estimulo à leitura.

Leve o lanche de casa para os seus passeios/ visitas - Normalmente as comidas e bebidas nos parques de diversões ou outros locais de turismo são caríssimas e com pouca qualidade. Por isso, faça sandes em casa, leve o refrigerante ou o sumo em sacos térmicos e faça um piquenique divertido para as crianças. Leve também frutas para comer no intervalo das atividades.

Faça biscoitos ou guloseimas - Junte toda a família na cozinha, escolha uma receita bem apetitosa... E mão na massa! Deixe os seus filhos ajudarem a fazer biscoitos, queques, bolos ou algum doce. Além do convívio da família, também se partilha um momento diferente, e eles vão poder usar a imaginação na cozinha. É uma maneira divertida e económica de estarem juntos.

                                            
Cultive uma horta ou um jardim ou em vasos - Plante flores, ervas e pequenas hortaliças. Chame toda a família para ajudar nessa tarefa. Além de se divertirem, vai economizar e saber a proveniência  do alimento.


Faça um torneio de jogos de tabuleiro - O dia pode estar chuvoso e não dá para passear com a família, então reúna todos na sala e faça um torneio de jogos de tabuleiro. Coloque nomes nas equipas, dê o grito de guerra e use camisolas coloridas.



Aproveite as nossos sugestões e desfrute das suas férias!

1 comentário:

  1. Na cidade vizinha, em Braga, podem visitar o renovado Parque da Ponte, um espaço bem agradável e agora com mais qualidade. Vale a pena!

    ResponderEliminar