segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Lenda «O burro do azeiteiro»



O Burro do Azeiteiro
    Era uma vez um homem que vendia azeite pelas feiras. Tinha um burrinho muito manso e em cima dele punha as bilhas cheias de azeite. Lá iam pelos caminhos de feira em feira.
    Uma vez aconteceu que iam pelo mesmo caminho dois estudantes. Os rapazes não levavam dinheiro nem para comprar um pão. Quando viram o azeiteiro, esconderam-se e depois seguiram atrás do burro. Com muito cuidado, tiraram a cabeçada do burro e a carga que ele levava. O azeiteiro, entregue aos sues pensamentos, não deu por nada e continuou a arrastar a corda com que prendera o animal.   
    Entretanto, um dos estudantes tinha tomado o lugar do burro e parou, fazendo que o homem também parasse. Ao olhar para trás, o pobre azeiteiro ficou pasmado: no lugar do burro estava um homem!
    Com uma voz muito mega o rapaz disse:
    Ah! senhor, quanto lhe agradeço por me ter dado uma pancada na moleirinha! Assim quebrou o encanto que me tinha transformado em burro.
     Sem estender o que se tinha passado, o azeiteiro não parava de pedir desculpas ao rapaz por lhe ter batido muitas vezes porque era teimoso. Lá soltou o estudante e segui o seu caminho, lamentando a pouca sorte que lhe fizera perder o burro!
    Quando chegou à feira, começou a procurar um animal que pudesse carregar as bilhas de azeite. E logo viu um que era mesmo igual ao que o acompanhara durante tanto tempo.
    Desconfiado, o azeiteiro mirou e remirou o burro. Já não tinha dúvidas, aquele era o burro que não era burro e podia passar a ser homem de um momento para o outro. Aproximou-se mais do animal e disse baixinho:
    -A mim não me enganas tu! Quem não te conhecer que te compre!
    E lá se foi pela feira à procura de um burro que fosse mesmo burro.

Para conheceres outras lendas, clica no endereço
                        
                                                


Lê, aprende e diverte-te. 
Boas leituras!

A turma Cab4

7 comentários: