Na 6ª feira a EB1 de Cabeçudos realizou uma visita de estudo ao Visionarium. A semana da ciência culmina com atividades realizadas em laboratório.
Antes de começar as atividades laboratoriais é necessário lanchar.
Os alunos do 1º e 2º ano participaram na atividade "Químicos Sabichões".
A Luísa explicou que a Química é ramo das ciências que, normalmente, os alunos mais gostam.
A química é a ciência que estuda a matéria, as suas transformações e a energia que acompanha estas transformações.
Foram propostas 3 atividades experimentais.Os alunos visualizaram um filme sobre a ferrugem.
A 1ª experiência foi a Espuma Colorida.
Os pequenos químicos colocam mãos à obra.
Conseguimos.
Logo de seguida construíram um Pega Monstro.
Cuidado!
E para acabar elaboraram uma bola pinchona.
Obrigada à Luísa pelo carinho e pela paciência com os mais pequenos!
Os alunos do 3º e 4º anos estiveram noutra sala e o tema abordado foi o clima.
Foi-lhes dado a conhecer quais os fatores que influenciam o clima: o efeito de estufa, o movimento da Terra, as rochas, o tipo de solo, a época do ano, o vento, a profundidade do mar, a latitude, a altitude, ...
Para melhor compreensão visualizaram um filme do VisioKids.
A primeira atividade foi a construção de um termómetro.
Antes de iniciar apresentou-se os materiais necessários e explicou-se o modo de execução.
Os termómetros estão prontos, agora falta verificar se realmente vão ou não subir com o aumento da temperatura.
Através do aquecimento das mãos também é possível verificar que o líquido sobe.
No entanto, é mais rápida a observação e a verificação quando se coloca o termómetro no globé com água quente.
A segunda atividade foi a construção de um psicómetro, aparelho de medir a humidade do ar.
O material necessário foi: água destilada, termómetros, fio, fita cola, recipiente, cartão e por fim a tabela psicómetra.
Os grupos iniciaram a experiência com ajuda das professoras, da D. Isilda e dos monitores.
Os termómetros que estavam com o fio na água começaram a registar a humidade, enquanto que os outros mantiveram a temperatura estável.
No final da experiência, consultou-se a tabela psicómetra para verificar a quantidade de humidade registada. Neste caso foi de 83.
O grupo também ficou a conhecer exemplos de catástrofes naturais, tais como: tornados, cheias/ inundações, secas, furacões, tsunamis e erupções vulcânicas.
Deste modo, a última atividade foi realizar um tornado.
Foi preciso água, duas garrafas, uma anilha, corante e fita cola.
Após a utilização de todos os materiais e da montagem correta, efetuou-se movimentos circulares para se verificar o pequeno tornado.
Antes de terminar a visita foi-nos explicado a diferença de tufão e de furacão.
No oceano pacífico chama-se Tufão e no oceano Atlântico de furacão.
Também aprendemos algumas curiosidades: os nomes dos tufões e dos furacões começam sempre por ordem alfabética e que os furacões o primeiro nome dado foi de um nome masculino, seguido de um nome feminino e assim sucessivamente. Enquanto que os tufões começaram por dar nomes femininos e depois masculinos.
Como se pode constatar, as aprendizagens foram variadas aliadas à experimentação e ao grande interesse e empenho de todos alunos.
A equipa de Cabeçudos
Os alunos estiveram em salas difrentes. As de experiência diferente.
ResponderEliminarDiogo Andrade Costa 3° ano
Muito bem a minha beio muito comtemte obrigada por os ajudar tambem a serem felizes mae Bia Gomes
ResponderEliminarA Cíntia adorou. Obrigada pelo fantástico dia que os meninos passaram.
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