Na EB1 de Cabeçudos já começou a Semana da Ciência II.
Ao longo da Semana propõe-se uma investigação orientada pelo professor em que os alunos:
1. exprimem os seus conhecimentos e ideias do quotidiano sobre o tópico da aula;
2. discutem essas ideias e fazem previsões de resultados experimentais;
3. testam experimentalmente as suas previsões: plano e execução experimental;
4. fazem observações experimentais e fazem os correspondentes registos;
5. contrastam as previsões com as observações;
6. apresentam novas ideias explicativas e discutem-nas com os seus pares e o professor;
7. ampliam o conhecimento de todos em discussão/reflexão focalizada pelo professor;
8. consolidam e expandem o conhecimento em trabalho escrito na ficha do aluno.
A primeira proposta coube à prof. Andrea.
Que tal, colocar o esparguete a dançar?!!
A atividade iniciou com a tentativa de resolução de um problema: colocar o esparguete a dançar?
Os alunos expressaram diversas ideias.O melhor será colocar no papel.
A sala estava bem cheia, os alunos foram se acomodando aos espaços livres.
Todos trabalharam, até os do 1º ano.
Foram apresentados aos alunos os materiais a utilizar na experiência.
Os alunos formularam a hipótese.
Ficam aqui alguns registos.
A experimentação surge a seguir, onde os alunos são levados a refletir e a comparar os resultados com a hipótese.
Vamos lá ver se tudo corre como nós imaginámos.
Os alunos observam...
E registam as conclusões.
A equipa de Cabeçudos
Sem comentários:
Enviar um comentário