segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O Esparguete Bailarino

Na EB1 de Cabeçudos já começou a Semana da Ciência II.

Ao longo da Semana propõe-se uma investigação orientada pelo professor em que os alunos:

1. exprimem os seus conhecimentos e ideias do quotidiano sobre o tópico da aula;
2. discutem essas ideias e fazem previsões de resultados experimentais;
3. testam experimentalmente as suas previsões: plano e execução experimental;
4. fazem observações experimentais e fazem os correspondentes registos;
5. contrastam as previsões com as observações;
6. apresentam novas ideias explicativas e discutem-nas com os seus pares e o professor;
7. ampliam o conhecimento de todos em discussão/reflexão focalizada pelo professor;
8. consolidam e expandem o conhecimento em trabalho escrito na ficha do aluno.


A primeira proposta coube à prof. Andrea.
Que tal, colocar o esparguete a dançar?!!
 A atividade iniciou com a tentativa de resolução de um problema: colocar o esparguete a dançar?
 Os alunos expressaram diversas ideias.O melhor será colocar no papel.




 A sala estava bem cheia, os alunos foram se acomodando aos espaços livres. 

 Todos trabalharam, até os do 1º ano. 



Foram apresentados aos alunos os materiais a utilizar na experiência. 
Os alunos formularam a hipótese.


 Ficam aqui alguns registos.



A experimentação surge a seguir, onde os alunos são levados a refletir e a comparar os resultados com a hipótese.



 Vamos lá ver se tudo corre como nós imaginámos.  
 Os alunos observam...

 E registam as conclusões. 
 

A equipa de Cabeçudos  


Sem comentários:

Enviar um comentário