segunda-feira, 24 de março de 2014

Se eu fosse um livro

Os restantes alunos do 2º ano apresentaram na Semana da Leitura uma obra de José Jorge Letria e André Letria "Se eu fosse um livro".
 
Os alunos expuseram algumas das belas frases à volta dos desejos de um livro.
Quem, de entre os apaixonados pelos livros, nunca sentiu que o mundo se transforma à sua volta por influencia do que está a ler?

"Se eu fosse um livro" fala desse objeto mágico e nesta semana os alunos foram transportados por esta magia!
Exponho a obra na integra. Deliciem-se!



SE EU FOSSE UM LIVRO
 
Se eu fosse um livro,

Ia pedir a quem me encontrasse na rua

Para me levar pra casa.

 
Se eu fosse um livro,

Dividiria com meus leitores

Os segredos mais antigos.

 
Se eu fosse um livro,

Ia querer ter sempre um lugar reservado

No quarto mágico de cada criança.

 
Se eu fosse um livro,

Ia pedir às pessoas para não me

Usar de enfeite na prateleira.
 

Se eu fosse um livro,

Saberia tudo sobre Nova York

E a Roma Antiga.

 
Se eu fosse um livro,

Deveria ser lido e relido por quem

Em silêncio, me chamasse “amigo”.
 

Se eu fosse um livro,

Não ia querer saber logo no começo

Como a história acaba.

 

Se eu fosse um livro,

Ia saber de cor todas as histórias

Que morassem nas minhas páginas.

 
Se eu fosse um livro,

Guardaria bem guardados

Todos os segredos que me contassem.

 
Se eu fosse um livro,

Nunca ia sentir pressa

De ler a palavra “fim”.
 

Se eu fosse um livro,

Não ia gostar que me lessem só por

Obrigação ou por estar na moda.
 

Se eu fosse um livro,

Queria ser um arranha-céu

Todo feito de letras e sons.

 
Se eu fosse um livro,

Ia querer que viajassem nas minhas páginas

                            Até a ilha de todos os tesouros

 
Se eu fosse um livro,

Ia querer estar em todos os lugares

Onde pudesse fazer alguém feliz.
 

Se eu fosse um livro,

Teria sempre o perfume suave

De um dia inesquecível.

 
Se eu fosse um livro,

seria uma janela aberta

para a imensidão do mar.
 

Se eu fosse um livro,

Ia convidar um poeta para jantar

Sempre que um poema seu iluminasse a noite.

 
Se eu fosse um livro,

Ia querer ser, antes de mais nada,

Sempre lido e livre.

 
Se eu fosse um livro,

Mesmo sem gostar de proibir,

Eu proibiria a palavra “ignorância”.
 

Se eu fosse um livro, não ia gostar

Que alguém fingisse que já me tinha lido,

Só para ficar bem-visto.
 

Se eu fosse um livro,

Ia ter medo, mais do que de tudo,

Da terrível palavra “esquecimento”.

 
Se eu fosse um livro,

Ia tornar livre e indomável

O leitor que me escolhesse.
 

Se eu fosse um livro,

Seria um imenso poema

E daria às palavras sentidos inesperados.
 

Se eu fosse um livro,

Queria ser uma arma eficaz e doce

Para matar pra sempre o desejo de guerra.
 

Se eu fosse um livro,

Não ia me importar de ir para uma ilha deserta

Com um leitor apaixonado.
 

Se eu fosse um livro,

Teria todos os rostos,

Que o tempo quisesse me dar.
 

Se eu fosse um livro,

Ia querer crescer sem limites

Até me transformar em uma biblioteca.


Se eu fosse um livro,

Ia querer ouvir alguém dizer:

“Este livro mudou minha vida”.
                                                                        José Jorge Letria e André Letria

Parabéns a todos os alunos pelo empenho e dedicação.

2 comentários:

  1. Decoraram muito bem, parabens.

    ResponderEliminar
  2. É verdade Inês, conseguiram memorizar.
    E tu quiseste logo estar a parte de tudo o que te contamos. Tal como "velhos" em tempos quem pesquisa comenta!
    Aparece, és sempre bem vinda.Beijinhos

    ResponderEliminar