"Contos d'Avó" é um festival itinerante de contadores de histórias, realizado nas próprias casas dos avós do concelho de Vila Nova de Famalicão. Nesta primeira edição, que decorrerá de 15 a 25 de agosto, "Contos d'Avó" realizar-se-á nas freguesias de Joane, Pousada de Saramagos e Vermoim.
"Queremos, com este festival, preservar e fomentar um hábito que se tem perdido ao longo dos anos: contar histórias. Todos nos lembramos, uns mais do que outros, das histórias contadas à lareira nos dias chuvosos e frios de Inverno. Outros lembram-se, certamente, de terem adormecido ao som dessas histórias. O festival tem como ambição recriar todo este processo de sabedoria popular e de ambiente fraternal.
O ato de contar uma história não se esgota apenas na transmissão do ensinamento, da moral. Mais importante ainda é o ritual da partilha de quem conta e de quem se senta na disposição de ouvir, de toda esta reunião familiar onde se fortalecem os laços de afeto e respeito mútuos.
Reavivar esta memória coletiva, preservar este património imaterial, despertar e cultivar este hábito de contar histórias são os principais objetivos deste festival.
Convidamos toda a comunidade a visitar a casa destas avós, a deliciarem-se com os nossos contadores convidados, e quem sabe, a contarem-nos as vossas histórias..."
O programa conta ainda com uma oficina de narração oral intitulada "Ouvir e contar: a história vai começar!". Esta oficina é orientada pela formadora Patrícia Amaral e terá lugar no dia 24 de agosto, pelas 15h, na Espaço Mutante (antiga EB1 de Giestais).
Saiba mais informações e veja o programa completo do festival itinerante aqui
Saiba mais informações e veja o programa completo do festival itinerante aqui
A equipa de Cabeçudos
Inês-A
ResponderEliminarjá Tenho Saudades da escola.
Um grande beijo para todas as professoras .Da Inês Alexandra .
Adeus e até breve