CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO
ANO LETIVO DE 2011/ 2012
1º CICLO
A avaliação deve ser um processo formativo que ajuda o aluno a perceber as suas dificuldades e a tentar ultrapassá-las.
Todos os aspetos da aprendizagem dos alunos devem ser avaliados de forma integrada, abrangendo conhecimentos, competências, capacidades, atitudes e valores, tendo em conta a evolução dos mesmos ao longo do ano letivo.
Saber: Domínio Cognitivo – Conhecimentos / Competências
· Análise e compreensão do material fornecido
· Aquisição de novos conhecimentos
· Relacionação de conhecimentos adquiridos
· Aplicação dos conhecimentos adquiridos a novas situações
· Comunicação oral e escrita, com utilização adequada da língua portuguesa nas diferentes situações
· Criatividade e Espírito de inovação
Saber – Estar: Domínio sócio afetivo – Atitudes / Valores
· Assiduidade e pontualidade
· Participação / cooperação nas atividades curriculares e de enriquecimento curricular
· Interesse pela disciplina e matérias tratadas nos diversos contextos
· Capacidade de trabalhar em grupo: Sociabilidade, participação e cooperação em atividades diversificadas, demonstração de espírito de solidariedade
· Empenho / Concentração
· Comportamento adequado e cumprimento do dever
· Princípios básicos de convivência, civismo e respeito
· Autonomia e Responsabilidade
· Desenvolvimento de hábitos e métodos de trabalho
Saber – Fazer: Domínio psico motor – Aplicação de conhecimentos (Destrezas / Capacidades)
· Capacidade de pesquisar e selecionar informação
· Conhecimento / aplicação de técnicas específicas
· Realização de trabalhos de casa
· Sentido de organização no cumprimento das tarefas
· Evolução do aluno e desenvolvimento de competências relativamente aos conteúdos das várias áreas curriculares
· Domínio progressivo da utilização das T.I.C.
NOTA: A concretização dos critérios de avaliação será traduzida qualitativamente para o 1.º ciclo e quantitativamente de 1 a 5 para os 2.º e 3.º ciclos.
Sem comentários:
Enviar um comentário