terça-feira, 4 de outubro de 2011

Critérios gerais de avaliação

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO
ANO LETIVO DE 2011/ 2012
                                                                    1º CICLO
   
   A avaliação deve ser um processo formativo que ajuda o aluno a perceber as suas dificuldades e a tentar ultrapassá-las.
   Todos os aspetos da aprendizagem dos alunos devem ser avaliados de forma integrada, abrangendo conhecimentos, competências, capacidades, atitudes e valores, tendo em conta a evolução dos mesmos ao longo do ano letivo.

Saber: Domínio Cognitivo    Conhecimentos / Competências

·         Análise e compreensão do material fornecido
·         Aquisição de novos conhecimentos
·         Relacionação de conhecimentos adquiridos
·         Aplicação dos conhecimentos adquiridos a novas situações
·         Comunicação oral e escrita, com utilização adequada da língua portuguesa nas diferentes situações
·         Criatividade e Espírito de inovação
Saber – Estar: Domínio sócio afetivo    Atitudes / Valores
·         Assiduidade e pontualidade
·         Participação / cooperação nas atividades curriculares e de enriquecimento curricular
·         Interesse pela disciplina e matérias tratadas nos diversos contextos
·         Capacidade de trabalhar em grupo: Sociabilidade, participação e cooperação em atividades diversificadas, demonstração de espírito de solidariedade
·         Empenho / Concentração
·         Comportamento adequado e cumprimento do dever
·         Princípios básicos de convivência, civismo e respeito
·         Autonomia e Responsabilidade
·         Desenvolvimento de hábitos e métodos de trabalho
Saber – Fazer: Domínio psico motor  – Aplicação de conhecimentos (Destrezas / Capacidades)

·         Capacidade de pesquisar e selecionar informação
·         Conhecimento / aplicação de técnicas específicas
·         Realização de trabalhos de casa
·         Sentido de organização no cumprimento das tarefas
·         Evolução do aluno e desenvolvimento de competências relativamente aos conteúdos das várias áreas curriculares
·         Domínio progressivo da utilização das T.I.C.
NOTA: A concretização dos critérios de avaliação será traduzida qualitativamente para o 1.º ciclo e quantitativamente de 1 a 5 para os 2.º e 3.º ciclos.

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