quarta-feira, 1 de maio de 2019

Concurso "Vamos contar uma história"


Os alunos da turma CAB 34 participaram no concurso de escrita criativa do projeto Mais Cidadania "Vamos contar uma história", onde tiveram a possibilidade de continuar uma história da escritora Rosa Alçada Araújo.
História 1 “Duende Coscuvilheiro” Autora: Rosário Alçada Araújo Duende Coscuvilheiro

Quando o ano começou, eu já tinha feito uma lista de desejos, promessas, tarefas, enfim, um nunca acabar de sonhos que escrevera no meu diário. Eu guardava o diário debaixo da minha cama. Por isso, pensava que ninguém – mas mesmo ninguém – o poderia ler. O que eu não sabia era que debaixo da minha cama vivia o duende mais coscuvilheiro do mundo, disposto a ajudar-me a realizar três dos meus sonhos. – Pst! Pst! – ouvi eu certa noite, enquanto tentava adormecer. (continua) Rosário Alçada Araújo

Levantei-me da cama para ver quem me chamava. Procurei por todo o lado e não encontrei ninguém. O barulho continuava “Pst! Pst!”. Então, descobri que ele vinha de baixo da minha cama.
Fiquei receosa e bastante curiosa! Hesitante, fui ver quem estava debaixo da cama. Olhei uma vez… duas vezes… três vezes… Enfim, não estava a acreditar no que os meus olhos viam: era uma criatura verde, minúscula, peluda...um verdadeiro MANIPANÇO!!!
         Eu afastei-me de imediato. Imóvel, nem uma palavra pronunciei.
- Olá! Eu sou um duende, não tenhas medo! Acalma-te! Não grites, porque não quero ser descoberto! - Disse a criatura com uma voz trémula.
         - Está bem, MAS NÃO SAIAS DAÍ!! Fica onde estás! Quero saber tudo sobre ti: Quem és tu? De onde vens? O que estás a fazer debaixo da minha cama? E … o pior de tudo, porque estás a ler o meu diário?! - Perguntou a Maria.
         O duende respondeu já mais sereno:
         - Sossega! Eu sei que sou estranho, mas eu vou contar-te tudo.
         Já não consegui adormecer e, por isso, ficamos os dois à conversa noite dentro.
         O duende começou a contar a sua história: 
         - Eu sou o Cusco e vim de outro planeta, Duendolândia. Sou o vigésimo quinto filho de uma família pobre, grande, mas mágica. Cada um dos meus irmãos tem um poder mágico, logo eu também. O meu poder é Concretizar Sonhos que encantem o mundo.
         - Ok, mas … por que é que estás aqui?! - Questionou intrigada a Maria.
         - Sabes, como já te disse eu concretizo sonhos, por isso, eu consigo descobrir quem tem um bom coração e quem pensa no bem-estar dos outros e da  mãe Natureza. E tu és assim, uma menina ESPECIAL! - Afirmou comovido o duende.   - Sim, eu gosto de ajudar os outros e de preservar a Natureza, mas não é por isso que sou especial, penso que sou igual a tantas outras crianças. - Humildemente declarou.
         - Hum! - Disse o Cusco coçando o seu nariz achatado. - Não sei se será mesmo assim …
         - Sim, eu sei. Eu sou uma sonhadora! E sonho com um mundo Maravilhoso. Um mundo onde não haja fome, pobreza, onde todos tenham direito à saúde, educação, à paz, à justiça e onde todos respeitem o Ambiente.
            - Sim, realmente és uma sonhadora!!!! Concretizar todos estes desejos é impossível…mesmo para mim! Destes tens de escolher três que sejam muito importantes para ti e depois eu ajudo-te a realizá-los!
         Fiquei tão entusiasmada com o que o Cusco acabara de dizer que comecei a pensar…a refletir…a pensar de novo… e de novo a refletir…. Acabei por escolher estes três desejos: acabar com a Pobreza e com a Fome; proporcionar uma Educação de qualidade e inclusiva e zelar pelo Ambiente.
         - Muito bem! Fizeste boas escolhas! Mas, agora já se faz tarde… E que tal descansarmos um bocadinho? - Sugeriu o Cusco já sonolento.
         Eu concordei, pois também me sentia exausta! Então, fomos dormir, eu na minha cama e o Cusco debaixo dela!
         O dia amanheceu. Era sábado. E eu dormi até mais tarde. Quando acordei senti-me estranha… lembrava-me de alguns acontecimentos da noite anterior e fiquei muito pensativa e intrigada… Teria mesmo acontecido aquilo que eu me estava a lembrar? Ou teria sido um sonho? Decidi ir buscar o meu diário. Peguei nele… abri-o, e…
         - Oh! Não foi um sonho! O duende deixou-me um recado! - Declarou a Maria perplexa com o que estava à sua frente. 

Bom  dia  Maria!  Espero que tenhas dormido bem! Eu dormi muito bem! Sim, sou real. Eu existo! Eu estive contigo no teu quarto. Espera por mim, que eu voltarei!
                                                        Cusco

E eu esperei por ele. E ele voltou. Tornamo-nos grandes amigos e confidentes.
Entretanto, o tempo passou … e eu cresci, mas continuei a ser uma sonhadora. Inspirada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que constituem a Agenda 2030 das Nações Unidas e pelo meu querido amigo Cusco que me visitou ao longo destes anos, ajudando-me e motivando-me na concretização dos meus desejos, hoje faço parte de uma equipa fantástica que ajuda pessoas carenciadas. Juntos formamos a Associação Unidos por um Mundo Maravilhoso.
Aqui recebemos pessoas de todo o lado. Vamos aos seus lares; ouvimos seus lamentos, angústias e desabafos; angariamos donativos e temos voluntários a espalhar a magia da solidariedade, do amor, da caridade, da inclusão e da amizade.
É o poder mágico do Cusco que me ajuda todos os dias a trabalhar nesta Associação e por um mundo melhor, pois ele é o meu melhor amigo. É com ele que ainda falo de tudo, debaixo da minha cama, noites dentro.
Descobri que o seu poder mágico é o poder da amizade que concretiza sonhos. Ele nunca mo disse, mas mostrou-me. 

Alunos do 4º ano da turma Cab34 da EB1 de Cabeçudos - Agrupamento D. Sancho I


Infelizmente a nossa história não foi a escolhida e como tal não fomos o grupo vencedor. Contudo, desenvolvemos competências de leitura e escrita, tivemos conhecimento e ficamos sensibilizados para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que constituem a Agenda 2030 das Nações Unidas.

A equipa de Cabeçudos

Sem comentários:

Enviar um comentário