quarta-feira, 4 de novembro de 2015

História com recadinho

No dia 30 de outubro, a turma Cab4 ouviu uma história alusiva ao Dia das Bruxas. Efetuaram a compreensão e a interpretação do texto e de seguida realizaram em grupo o reconto escrito.   

"História com recadinho" é um livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, de acordo com Plano Nacional de Leitura e com as Metas Curriculares. 
Trata-se de uma narrativa que se desenvolve em torno de uma bruxinha que decide fugir do reino das bruxas para o mundo dos homens. Mas, para seu espanto, também o mundo dos homens, apesar da sua beleza exterior, se revelou um mundo de preconceitos.

Apresento alguns trabalhos produzidos pelos alunos.


História com recadinho

Era uma vez uma bruxinha que nasceu no Mundo das Bruxas, mas era diferente de todas as outras bruxas. Ela era bonita, tinha os cabelos loiros e encaracolados, um sorriso brilhante e gostava de dançar e cantar.
Constantemente ria-se das mestras, libertava os sapos e as cobras que servirão para as poções.
          Um dia, as bruxas mais velhas foram para o Mundo dos Homens para espalhar maldades e a bruxinha foi atrás delas porque queria saber o caminho para lá.
          No percurso, quando as bruxas velhas passavam pelas estrelas apagavam-nas e a bruxinha acendia-as com a sua vassoura. Como acendia uma a uma demorava muito tempo e perdeu-as de vista. Cansada, adormeceu ao lado da sua vassoura numa nuvem fofa e quente. Quando acordou nem queria acreditar no que via. Tentou chegar junto dos pássaros só que eles fugiram porque tiveram medo dela por ser uma bruxa. Tentou brincar com as borboletas mas elas fugiram pelo mesmo motivo.
          Então, sentou-se no muro triste. Entretanto, ouviu umas crianças a cantar e pensou que a canção era dedicada a ela. Então, pegou na vassoura e saltou do muro mas quando lá chegou a roda já estava desfeita porque as crianças desataram a fugir com medo.  
          Passou essa noite deitada numa nuvem, também quente e fofa, a lamentar-se, tentando encontrar uma solução para o seu problema. Se ela tirasse a capa perdia os poderes mas se não fizesse nada as pessoas tinham medo dela.
          Até que teve uma ideia, tornar-se invisível e assim adormeceu.
          No dia seguinte, ela transformou-se e ficou invisível. Brincou com as borboletas e elas não fugiram. Salvou um menino e quando ele chegou a casa contou à mãe que um ramo o salvou. Ajudou uma velhota a levar lenha e ela pensou que ainda tinha forças para isso.
A bruxinha continuou a salvar e a ajudar as pessoas sem que estas a vissem.
          No final da história, a autora deixou-nos um recado: Se virem a bruxinha digam-lhe para vir ter comigo, pois gostava que limpasse a parte negra do meu coração.

                                                                                        Trabalho realizado por:
Gabriel Pinheiro, Beatriz Carneiro e João Fernandes



 Trabalho realizado por Joana, Pedro e Lara







Bom trabalho!
A turma Cab4

6 comentários: