No dia 16 de março, três alunos da E. B.1 de Cabeçudos, juntamente com outros alunos selecionados do 1º ciclo ao secundário, foram representar o agrupamento D. Sancho I e participar na final do 14.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos no Externato de Penafirme, em Torres Vedras.
Nesta edição do CNJM estavam inscritos 1947 alunos de 435 instituições de ensino nacional.
O campeonato foi organizado pela Associação LUDUS, pela Sociedade Portuguesa de matemática, pela associação de Professores de matemática, e apoiado pelo programa Ciência Viva. Localmente, foi organizado pelo Externato de Penafirme e pela Câmara Municipal de Torres Vedras.
O campeonato foi emitido por streaming e a transmissão foi realizada via facebook. Os resultados foram projetados junto ao local da realização dos jogos, bar do pavilhão.
Chegada ao local, foi entregue a cada aluno um saco que continha uma camisola, um crachá com a identificação do jogador, uma fita para colocar ao pescoço, o passaporte para participar nas atividades paralelas, senha para o lanche, um pastel de feijão (doce tradicional de Torres Vedras) e uma garrafa de água.
Após vestir a camisola e colocar o crachá, os alunos dirigiram-se com o monitor para o interior do pavilhão para participarem nas eliminatórias dos jogos matemáticos.
Da parte da tarde, após o almoço, uma vez que os nossos jogadores não ficaram apurados para as finais, tiveram a oportunidade de realizarem atividades paralelas: Circuito Regional, Circuito Desportivo, Circuito Científico e Circuito Profissional.
O regresso deu-se no final da tarde e a chegada a V. N. de Famalicão aconteceu por volta das 21h30.
Foi uma experiência única, muito interessante e que os alunos gostariam de repetir.
Agradecemos aos nossos jogadores a excelente participação e felicitamos pelo empenho e motivação demonstrados.
A Semana da Leitura foi vivida na nossa escola como
uma festa, onde não só envolveu a escola e os encarregados de educação, mas
também familiares, empresa, contadora de histórias e escritores, que
desenvolveram atividades de leitura e momentos de recitações e dramatizações.
Continuação de boas leituras. Até para o próximo ano!
Os alunos da E.B.1 de Cabeçudos treinaram os jogos matemáticos, tanto em casa como na escola. Aperfeiçoaram e com a prática alguns alunos descobriram estratégias.
Contudo, o grande dia do campeonato aproxima-se e houve a necessidade de apurar jogadores, os melhores qualificados.
Para isso, contamos com a presença de três docentes da escola D. Sancho, que estão na organização do projeto e se mostraram disponíveis para colaborar connosco.
Assim, no dia 5 de março, com a ajuda das colegas organizamos uma "maratona de jogos" e onde saíram os apurados para participarem no próximo dia 16, em Torres Vedras.
Espreitem as nossas partidas!
A equipa de Cabeçudos felicita todos os alunos pelo empenho e motivação demonstrada na realização dos jogos e encoraja os nossos alunos vencedores para representarem a nossa escola da melhor forma.
No dia 28 de fevereiro, os alunos do 3º ano da E.B.1 de Cabeçudos, juntamente com os restantes alunos do 3º ano das escolas do nosso agrupamento, D. Sancho I, foram realizar uma visita de estudo ao Planetário do Porto.
Esta atividade proporcionou aos alunos o conhecimento de novos assuntos e a consolidação dos conteúdos abordados na disciplina de Estudo do Meio.
O melhor será apresentar o texto de um aluno da turma com a sua perspetiva e explicação da visita.
Mostrou-se interessado e bastante atento. Muito bem!
Para recordar, apresento o registo do vídeo fotográfico da visita.
a letra "q", e desta forma tiveram a oportunidade de explorar a história "O Cuquedo".
Ouviram o conto, exploraram oralmente, identificaram e reconheceram palavras. Trabalharam a consciência fonológica, a divisão silábica e fizeram interdisciplinaridade com as disciplinas de Estudo do Meio, Matemática e Expressões Plástica e Musical.
Com a abordagem da consoante "n" e com o Dia do Amigo conheceram a história "O Cuquedo e o amor que mete medo".
No dia 15 de fevereiro, os alunos da E.B.1 de Cabeçudos comemoraram o Dia do Amigo. Nesse dia, efetuaram-se as trocas do que haviam preparado: mensagens, textos, desenhos, ... enfim algumas surpresas para o Amigo Secreto.
Foi notório o alvoroço e a alegria por descobrir quem seria o seu amigo e quais as surpresas!
"Ter um amigo é um tesouro sem preço, um gostar sem distância,
de alguém presente em nosso caminho, nas horas de dúvida, de alegria,
demais para ser perdido, importante para ser esquecido..."